CAMINHOS DA DIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA -TEA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Ana Beatriz Pereira Campos
  • Co-autores
  • Kelly Christiane Silva de Souza
  • Resumo
  • Considerando que a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se estabelecido como um desafio na rede regular de ensino, este artigo investiga o processo de inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram analisados artigos, dissertações e teses publicados no período de 2019 a 2023. Esta pesquisa buscou: analisar as políticas públicas e diretrizes educacionais relacionadas ao tema; identificar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas; e conhecer os impactos da inclusão das crianças com TEA na sala de aula regular. Os estudos foram analisados utilizando o método de revisão sistemática, resultando em três unidades temáticas: políticas públicas e diretrizes educacionais, práticas pedagógicas e impactos da inclusão. Por fim, nota-se que são necessários maiores estudos e discussões sobre o tema e espera-se que o estudo amplie a compreensão do mesmo.

  • Palavras-chave
  • inclusão, TEA, autismo, educação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica