PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES NÃO FORMAIS PARA PESSOAS AUTISTAS

  • Autor
  • Alessandra de Souza Braga
  • Co-autores
  • Icaro Feitosa Dolzane , Maria Ione Feitosa Dolzane
  • Resumo
  •  

    Discute-se o pensamento computacional nas atividades educativas em espaços não formais para autistas. Parte-se do entendimento que tais sujeitos apresentam especificidades cognitivas e comunicacionais que demandam estratégias pedagógicas diferenciadas. O pensamento computacional, enquanto abordagem baseada em decomposição de problemas, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos, mostra-se um recurso potente para promover aprendizagens estruturadas, criativas e inclusivas. A partir de análise de referenciais teóricos e de experiências em projetos de extensão, propõe-se a integração de práticas digitais e analógicas para o desenvolvimento de atividades que favoreçam a autonomia, a socialização e o protagonismo dos participantes. O estudo conclui que a articulação entre educação não formal e pensamento computacional abre caminhos para práticas pedagógicas inovadoras, capazes de respeitar ritmos individuais e valorizar múltiplas habilidades e formas de expressão.

     

  • Palavras-chave
  • Pensamento computacional, Educação não formal, Autismo, Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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