Cultura na Escola: a literatura regional como ferramenta na formação da identidade da criança amazônida

  • Autor
  • Andria Marinho de Oliveira
  • Co-autores
  • Maria de Jesus Campos de Souza Belém
  • Resumo
  • Esta pesquisa em desenvolvimento busca investigar como a literatura amazônica pode ser

    utilizada pedagogicamente na formação da identidade cultural desde os anos iniciais do ensino

    fundamental, além de explicitar desafios, possibilidades e estratégias que contribuam para

    reduzir a invisibilização das culturas locais na escola. Tal estudo, justifica-se pela necessidade

    de valorização cultural em um contexto educacional globalizado, no qual tradições regionais

    são ofuscadas por conteúdos universais baseados em referências sudestinas ou eurocêntricas.

    A metodologia baseia-se em levantamento bibliográfico qualitativo, articulado à linha

    histórico-cultural, aliado à pesquisa de campo em uma escola pública na zona Centro-Oeste de

    Manaus. Os resultados esperados concentram-se no fortalecimento da compreensão sobre o

    papel da literatura regional na formação da identidade cultural da criança, contribuindo para o

    debate acerca de uma educação integral e contextualizada nesta região do Amazonas.

  • Palavras-chave
  • Ensino fundamental; Literatura regional; Saberes locais; Cultura e identidade regional; Ferramenta pedagógica interdisciplinar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica