POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS COM A REVISTA AMAZÔNIDA E O PROJETO TIPITI

  • Autor
  • Andrews Matheus Fernandes Braga
  • Co-autores
  • Kamila Oliveira dos Santos , Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  •  

    Este artigo explora iniciativas de popularização da ciência na Amazônia, utilizando dados documentais e a participação do projeto Amazônida in foco, sobre como ocorreu o trabalho dentro da Revista Amazônida e o projeto TIPITI. O estudo qualitativo detalha as estratégias, os desafios e o potencial dessas iniciativas para democratizar o conhecimento científico na região. A Revista Amazônida tem trabalhado para aumentar sua acessibilidade, nos meios das mídias sociais e divulgando seu conteúdo em ambientes que vão além do espaço acadêmico. Já o projeto TIPITI, mesmo em fase inicial, visa integrar tecnologias digitais e a abordagem STEAM em 30 escolas de 13 municípios do Amazonas. Entre as dificuldades, destacam-se a carência de recursos financeiros e o fenômeno da desinformação. O estudo conclui que iniciativas como essas são cruciais para a democratização do conhecimento, para a formação cívica e para o fortalecimento da ciência em contextos amazônicos.

  • Palavras-chave
  • Ciência, Popularização, Conhecimento, Revista Amazônida, Projeto TIPITI
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica