ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA

  • Autor
  • Amilson Monteiro Miranda Filho
  • Co-autores
  • Elizabeth Tavares Pimentel
  • Resumo
  •  

     

    O ensino de Ciências possui grande relevância para os estudantes, pois possibilita a troca de ideias científicas em diferentes contextos. Contudo, trazer parte desses conhecimentos para o cotidiano dos alunos é uma tarefa desafiadora, embora essencial para estabelecer a relação ciência-mundo. O objetivo geral deste trabalho é sintetizar textos científicos que tratam da alfabetização científica no ensino básico, destacando suas contribuições para a aprendizagem de Física no ensino regular no Brasil. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico e integrativo. Os resultados evidenciam diferentes abordagens sobre a alfabetização científica, seja no âmbito da popularização, seja da divulgação científica. Esses aspectos evidenciam a relevância de aproximar a população brasileira do conhecimento sobre o que vem sendo produzido em Física nos laboratórios.

     

  • Palavras-chave
  • práticas, CTSA, popularização, investigações.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica