PROTAGONISMO DISCENTE NO ENSINO MÉDIO: FATORES COGNITIVOS E CONTEXTUAIS ASSOCIADOS À MOTIVAÇÃO, HÁBITOS DE ESTUDOS E DESEMPENHO ESCOLAR

  • Autor
  • Neuzimar Lima Alves
  • Co-autores
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
  • Resumo
  •  

    Esse trabalho é parte de um projeto de mestrado em andamento que tem como objetivo identificar fatores cognitivos e contextuais associados ao protagonismo discente entre estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de tempo integral, localizada na sede do Município de Borba – Amazonas. A abordagem é a Qualitativa, os procedimentos são o uso de slides nas aulas de estudos orientados, palestras sobre a temática. O campo da pesquisa são espaços da escola, o público-alvo, discentes do ensino médio que compreende adolescentes (em média de 14 a 18 anos). Os instrumentos, é entrevista semiestruturada e o diário de campo. A perspectiva é contribuir com novas informações sistematizadas de modo científico que possam apoiar a proposição de políticas, programas e projetos voltados para a orientação educativa que favoreçam a adoção de boas práticas de ensino, estudos que impactem de modo positivo sobre o desempenho e rendimento da aprendizagem escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Protagonismo estudantil; Motivação; Hábitos de estudos
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica