Modelagem 3D no Tinkercad como Estratégia de Formação Docente e Avaliação do Pensamento Computacional

  • Autor
  • Josiano Régis Caria
  • Co-autores
  • Agatha Fernanda Assis da Silva
  • Resumo
  • Este artigo teve por objetivo analisar uma experiência de formação continuada de professores da Educação Básica, realizada no âmbito do Projeto de Letramento em Programação e Robótica - Procurumim, da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, utilizando a modelagem 3D no Tinkercad como recurso pedagógico. Com abordagem qualitativa e estudo de caso, participaram 19 docentes do 4º ano em quatro etapas formativas que integraram oficinas online e presenciais (Creswell, 2010). A modelagem 3D foi adotada como eixo metodológico para desenvolver projetos autorais e avaliar habilidades de Pensamento Computacional (PC). A análise, baseada em rubrica descritiva e relatos dos participantes, contemplou decomposição, padrões, abstração, pensamento algorítmico, iteração e reutilização. Os resultados revelam evidências consistentes de PC, com destaque para a decomposição e a abstração na concepção dos modelos e para padrões e iteração das soluções.

  • Palavras-chave
  • Pensamento Computacional, Tinkercad, Modelagem 3D, Formação de Professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica