Inovação Tecnológica na Educação Básica: O Uso de óculos de Realidade Virtual no Ensino- Aprendizagem na Escola Municipal Raimundo Bezerra- Coari/Am

  • Autor
  • Jose Laercio Pereira de Souza
  • Co-autores
  • Jefferson Ferreira Dos Santos , Vanusa Bezerra Pacheco
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica que utilizou óculos de realidade virtual ( VR ) como recurso metodologico para enriquecer o processo de  ensino aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Raimundo Bezerra, em Coari/ Am. A proposta, integrada ao programa + Ciências na Escola ( CNPq ), teve como foco despertar o interesse dos estudantes por meio de vivências inersivas em temas como o Sistema Solar, o Corpo humano, ambientes naturais da Amazônia e experimentos científicos virtuais. A metodologia baseou-se na aprendizagem ativa, com atividades em grupo, exploração de vídeos em plataformas digitais compatíveis com VR e discussão coletiva dos conteúdos. Durante as práticas, observou-se maior motivação, curiosidade e participação dos alunos, que relataram facilidade em compreender conceitos antes considerados abstratos. Os resultados evidenciam que a inserção da Realidade Virtual amplia as possibilidades metodológicas, tornando o aprendizado mais atrativo, interativo e significativo, além de aproximar a escola do mundo virtual. 

  • Palavras-chave
  • Realidade virtual; Inovação Tecnológica; Ensino- Aprendizagem ; Educação Básica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica