ARANDU – Dispositivo de Auxílio à Alfabetização Braille e Promoção da Inclusão de Crianças com Deficiência Visual em escolas Públicas

  • Autor
  • DAVI CAUASSA LEÃO
  • Co-autores
  • Sofia Myrria de Albuquerque , Ana Beatriz da Silva Amorim , Isabelle Fabiana Mota Gouvêa
  • Resumo
  •  

    O sistema Braille possibilitou que pessoas cegas tivessem acesso à leitura e escrita, promovendo sua inclusão nas práticas sociais de letramento e cultura letrada. A alfabetização de crianças cegas é fundamentada em quatro pilares:  cognitivo, motor, sensorial e socioafetivo. O desenvolvimento cognitivo estimula habilidades como memória e percepção, enquanto a motricidade fina é essencial para o uso preciso do tato na leitura e escrita. A capacidade sensorial, que integra o tato e a audição, é fundamental para interpretar o Braille, enquanto a dimensão socioafetiva incentiva um ambiente de aprendizado acolhedor. No entanto, os dispositivos atuais que auxiliam esse processo são de alto custo (entre 10 e 20 mil Reais), limitando o acesso de muitas famílias e instituições.  Para contornar esse problema, propomos um dispositivo de baixo custo composto por 26 teclas, que representam as letras do alfabeto (de A à Z) em Braille. Ao pressionar uma tecla, o dispositivo reproduz um áudio descritivo, associando a sensação tátil dos pontos Braille com a descrição sonora correspondente, como ao pressionar a tecla A o dispositivo irá reproduzir "Letra A, ponto 1". Essa abordagem multissensorial reforça a associação entre o tato e a audição, facilitando a alfabetização autônoma de crianças com deficiência visual e promovendo uma aprendizagem inclusiva e acessível.

     

  • Palavras-chave
  • Braille, Acessibilidade, Alfabetização inclusiva, Escolas Públicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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