TECENDO A FORMAÇÃO: A ARTICULAÇÃO ENTRE PERFIS, PROPOSTAS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NOS PROJETOS POLÍTICO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAM

  • Autor
  • Giovana da Silveira Feitosa
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia , Kátia de Oliveira Lima
  • Resumo
  • Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Tipos e Tipologias Dos Espaços De Aprendizagem Nas Licenciaturas Em Pedagogia Na Ufam” desenvolvido no período de 01/08/2024 a 31/07/2025, financiado pelo programa PIBIC/UFAM. Tem como objetivo analisar a correlação entre os perfis profissionais e as propostas formativas dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das Licenciaturas em Pedagogia da UFAM e os espaços de aprendizagem disponibilizados. O foco está nas relações desses espaços com as propostas ativas e o perfil profissional dos futuros pedagogos. A pesquisa, de caráter exploratório, realiza análise documental dos PPCs dos cursos em Manaus e nos campi do interior (Benjamin Constant, Humaitá, Itacoatiara e Parintins). Os espaços identificados incluem salas de aula, bibliotecas, laboratórios pedagógicos e brinquedotecas. Além de identificá-los, a investigação reflete sobre sua adequação às necessidades formativas e os desafios estruturais enfrentados pelos campi do interior e capital.

  • Palavras-chave
  • Educação, Pedagogia, espaços, formação .
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica