Tendências epistemológicas e metodológicas nas teses e dissertações da área de Educação Escolar Indígena do PPGE UFAM: uma revisão integrativa

  • Autor
  • Fernanda Cavalcante Gama
  • Co-autores
  • Andréia Oliveira Rabelo , Jessica Diana da Cruz Carvalho
  • Resumo
  • O presente artigo refere-se ao trabalho final da disciplina Epistemologia e Educação 2024/01, do curso de Mestrado e Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Ressalta-se que o conhecimento das tendências epistemológicas e metodológicas constitui uma necessidade premente no âmbito da pesquisa, uma vez que esses elementos norteiam o posicionamento do pesquisador em relação ao objeto de estudo. Nesse contexto, este artigo visa, realizar uma revisão integrativa das teses e dissertações da área de Educação Escolar Indígena no PPGE-UFAM, com foco na identificação e análise das tendências epistemológicas e metodológicas presentes nesse corpus de trabalhos acadêmicos. O período estudado compreende os anos de 2020 à 2023, utilizando os descritores “educação escolar indígena”, “educação indígena”.

  • Palavras-chave
  • Educação Escolar Indígena. Epistemologia. Metodologia de Pesquisa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica