O QUE OS ESTUDANTES DO AMAZONAS DO 9° ANO SABEM SOBRE O PAPEL DA FLORESTA AMAZONICA NA CICLAGEM DA ÁGUA

  • Autor
  • Vivian Albuquerque Nascimento
  • Co-autores
  • Genoveva Chagas de Azevedo
  • Resumo
  • O estudo analisou os conhecimentos conceituais de estudantes do 9º ano sobre o papel da floresta amazônica na ciclagem da água. A pesquisa utilizou dados secundários do projeto guarda-chuva do LAPSEA e LMF/INPA, financiado pela FAPEAM, com 792 estudantes de 15 escolas em oito municípios do Amazonas. Os dados foram analisados por estatística descritiva no Excel e organizados segundo a Taxonomia de Bloom Revisada. Os resultados indicam que os alunos compreendem conceitos gerais sobre a floresta e seu papel no ciclo hidrológico, especialmente na evapotranspiração e formação de chuvas, mas apresentam dificuldades em articular e integrar conceitos básicos, evidenciando lacunas no ensino regional e desafios para a educação básica na região amazônica.

     

     
  • Palavras-chave
  • Floresta amazônica, Educação, Educação Científica, Ciclagem da Água.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica