RESUMO
Esta pesquisa parte da necessidade de construir propostas pedagógicas baseadas em evidências da literatura, capazes de integrar saberes tradicionais dos povos Tikunas à educação científica formal, por meio da abordagem da Etnofísica. O objetivo é desenvolver um design instrucional que promova a aprendizagem significativa dos conceitos físicos, articulando metodologias ativas, tecnologias acessíveis e práticas culturais locais. A pesquisa é qualitativa, com enfoque etnográfico, e fundamenta-se em autores como D’Ambrósio, Moreira e Prudente, além das diretrizes da BNCC. O design proposto é estruturado em cinco etapas, cada uma com um elemento específico: Observação do contexto escolar ? Diagnóstico sociocultural e identificação de práticas locais relevantes; Seleção de materiais locais para experimentação ? Exploração de recursos físicos disponíveis e significativos para os alunos; Uso de simuladores PhET ? Visualização de fenômenos físicos e ampliação da abstração conceitual; Elaboração de roteiros bilíngues ? Integração linguística e valorização da oralidade Tikuna; Apresentação em feiras de ciências ? Socialização do conhecimento e validação comunitária da aprendizagem. A trajetória hipotética de aprendizagem parte da observação do cotidiano dos estudantes, passa pela experimentação com materiais locais, avança para a simulação digital dos fenômenos (como as Leis de Kepler), e culmina na produção de roteiros bilíngues e na apresentação pública dos resultados.
Essa trajetória favorece o desenvolvimento de competências investigativas, o fortalecimento da identidade cultural e a apropriação dos conceitos físicos de forma contextualizada. O argumento de design que sustenta a proposta é que a aprendizagem se torna mais efetiva quando o conteúdo científico é mediado por práticas culturais, tecnologias acessíveis e estratégias que respeitam a realidade sociolinguística dos estudantes. Assim, o projeto contribui para uma educação científica crítica, inclusiva e situada, propondo ainda a criação de um laboratório etnofísico como solução estrutural adaptada às escolas do Alto Solimões.
Contudo foi elaborado um roteiro experimental bilíngue (Português–Tikuna), articulando materiais do cotidiano local (sementes, cascas de árvores, instrumentos de pesca) com o uso do simulador digital PhET Colorado. Essa combinação permite que os alunos partam de suas próprias referências culturais para compreender os conceitos de órbita e gravitação, validando o conhecimento tradicional e aproximando-o do conhecimento científico que envolva melhoria da compreensão dos conceitos físicos, o fortalecimento da identidade cultural dos alunos, a apropriação de práticas investigativas e o estímulo à cooperação entre docentes e discentes.
Palavras-chave: Design Didático; Etnofísica; Ensino de Física; Povos Tikunas; Educação Intercultural.
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