INTEGRAÇÃO ENTRE ETNOMATEMÁTICA E A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA EM ESCOLAS DA REGIÃO AMAZÔNICA

  • Autor
  • Laís Queiroz Campos Lucas
  • Co-autores
  • Gerson Ribeiro Bacury
  • Resumo
  •  

    O estudo de natureza bibliográfica analisa a relevância dos saberes matemáticos em comunidades amazônicas, destacando as contribuições da Etnomatemática, da Interculturalidade Crítica e das discussões sobre currículo e desenvolvimento humano na educação básica. Sobre isso, busca saber como a matemática escolar pode dialogar com os conhecimentos tradicionais presentes na região amazônica, valorizando a diversidade cultural e contribuindo para práticas pedagógicas contextualizadas? O objetivo geral, trata de discutir, a partir da literatura especializada, como os saberes matemáticos em comunidades amazônicas podem ser incorporados à Educação Básica, por meio de uma prática pedagógica intercultural, crítica e socialmente comprometida. O estudo parte de uma revisão da literatura e busca evidenciar a importância de uma Educação Matemática situada, crítica e inclusiva, capaz de articular o conhecimento científico e os saberes locais, ampliando o sentido da aprendizagem para os estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática; Etnomatemática; Interculturalidade Crítica; Amazônia; Currículo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica