Este trabalho, desenvolvido no PIBID (2022–2024) por licenciandos em Física do IFAM – Campus Manaus Centro, teve como objetivo avaliar o nível de abstração matemática e física de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, em Manaus/AM. Foi aplicado um teste com questões sobre conjuntos numéricos, expressões algébricas, operações com polinômios e interpretação gráfica da função afim no contexto do MRUV. A análise dos dados combinou abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que 70% reconheceram números irracionais e a maioria formulou expressões simples, mas 85% erraram nas operações com polinômios e nenhum construiu corretamente a equação da velocidade. Conclui-se que há dificuldades na articulação entre Matemática e Física, destacando-se a necessidade de práticas pedagógicas integradas que favoreçam a compreensão interdisciplinar e contribuam para a formação científica dos alunos.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica