Avaliação do raciocínio abstrato em estudantes do ensino médio: aplicação de um teste abstrativo de Física e Matemática

  • Autor
  • Evelly da Silva Coêlho
  • Co-autores
  • Gustavo Gabriel Silva de Oliveira , Maria Stela de Vasconcelos Nunes de Mello
  • Resumo
  •  

    Este trabalho, desenvolvido no PIBID (2022–2024) por licenciandos em Física do IFAM – Campus Manaus Centro, teve como objetivo avaliar o nível de abstração matemática e física de alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, em Manaus/AM. Foi aplicado um teste com questões sobre conjuntos numéricos, expressões algébricas, operações com polinômios e interpretação gráfica da função afim no contexto do MRUV. A análise dos dados combinou abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que 70% reconheceram números irracionais e a maioria formulou expressões simples, mas 85% erraram nas operações com polinômios e nenhum construiu corretamente a equação da velocidade. Conclui-se que há dificuldades na articulação entre Matemática e Física, destacando-se a necessidade de práticas pedagógicas integradas que favoreçam a compreensão interdisciplinar e contribuam para a formação científica dos alunos.

  • Palavras-chave
  • Teste de raciocínio abstrato; ensino médio; PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica