A floresta amazônica, essencial para a regulação climática e a ciclagem do carbono, ainda é pouco explorada no ensino fundamental (HIGUCHI e HIGUCHI, 2012).Apesquisa guarda-chuva do LAPSEA e LMF/INPA identificou os conhecimentos conceituais já apropriados por estudantes do 9º ano e diagnosticou lacunas sobre a funçãoecológica da floresta (AZEVEDO, 2024). A análise de dados secundários avaliou sete itens de “Conhecimento Conceitual” segundo a TBR (FERRAZ e BELHOT, 2010),focando na ciclagem do carbono e no papel da floresta. Os resultados revelaram compreensão parcial, dificuldades com conceitos técnico-científicos e concepções equivocadas, agravadas pela ausência de conteúdos nos documentos oficiais.Essa discrepância evidencia a necessidade de metodologias pedagógicas contextualizadas e mediadas pelo docente, fortalecendo o currículo, aprofundando conteúdos científicos e articulando Educação Ambiental, para promover pensamento crítico e conhecimentos sólidos e socialmente relevantes.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica