O que os estudantes do amazonas do 9º ano sabem sobre o papel da floresta amazônica na ciclagem do carbono

  • Autor
  • Talicia de Macedo do Nascimento
  • Co-autores
  • Genoveva Chagas de Azevedo
  • Resumo
  •  

     

    A floresta amazônica, essencial para a regulação climática e a ciclagem do carbono, ainda é pouco explorada no ensino fundamental (HIGUCHI e HIGUCHI, 2012).Apesquisa guarda-chuva do LAPSEA e LMF/INPA identificou os conhecimentos conceituais já apropriados por estudantes do 9º ano e diagnosticou lacunas sobre a funçãoecológica da floresta (AZEVEDO, 2024). A análise de dados secundários avaliou sete itens de “Conhecimento Conceitual” segundo a TBR (FERRAZ e BELHOT, 2010),focando na ciclagem do carbono e no papel da floresta. Os resultados revelaram compreensão parcial, dificuldades com conceitos técnico-científicos e concepções equivocadas, agravadas pela ausência de conteúdos nos documentos oficiais.Essa discrepância evidencia a necessidade de metodologias pedagógicas contextualizadas e mediadas pelo docente, fortalecendo o currículo, aprofundando conteúdos científicos e articulando Educação Ambiental, para promover pensamento crítico e conhecimentos sólidos e socialmente relevantes.

     

  • Palavras-chave
  • Floresta Amazônica; Ciclagem do Carbono; Documentos Curriculares Amazonense.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica