PLANEJAR PARA SE (TRANS)FORMAR: O FORMADOR COMO APRENDIZ NA TRILHA DO LEEI

  • Autor
  • Katiania Barbosa de Oliveira
  • Co-autores
  • Marco Antonio Rique Roberto
  • Resumo
  •  

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do formador municipal no curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O objetivo geral é compreender os desafios vivenciados no processo de formação do formador. Como objetivos específicos, busca-se discutir o papel do formador como aprendiz e mediador nos processos de formação; identificar a relação entre planejamento, ação e reflexão no processo formativo; e analisar as aprendizagens a partir de experiências presenciais e remotas na plataforma AVAMEC. A metodologia consiste em um relato de experiência articulando práticas e reflexões críticas. O percurso envolveu a análise do planejamento, cascateamento das formações e interações formativas com professoras da Educação Infantil, por meio de uma análise crítica. Os resultados evidenciam que a formação, quando planejada de forma intencional e dialógica, possibilita ao formador uma postura reflexiva e criativa, fortalecendo sua identidade profissional.

     

  • Palavras-chave
  • Formação do formador, Educação Infantil, LEEI.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica