ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO AMAZONAS

  • Autor
  • Arthur Mendes Pantoja
  • Co-autores
  • Gustavo do Nascimento Uchoa , Rayssa Juliana Brito da Silva , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • A pesquisa analisa as práticas de iniciação científica desenvolvidas por docentes da educação básica no Amazonas, com o objetivo de identificar limitações e propor estratégias de aprimoramento. De caráter bibliográfico e explicativo, o estudo baseia-se em dados coletados por meio de questionários e entrevistas com professores orientadores. A investigação examina os impactos dessas práticas na formação acadêmica dos estudantes e na qualificação profissional, além de abordar a participação em eventos científicos de destaque. Os dados obtidos subsidiam uma análise crítica sobre os desafios e potencialidades para consolidar a cultura científica nas escolas da região.

  • Palavras-chave
  • Iniciação científica, Educação básica, Pesquisa científica, Desenvolvimento acadêmico, Amazonas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica