O Projeto IFísica Show: Física mais que divertida desenvolvido no Instituto Federal do Amazonas – (IFAM), Campus Itacoatiara, teve como foco a construção de experimentos de Física utilizando material de baixo custo, com os alunos dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática e os alunos de Licenciatura em Ciências Agrárias, trabalhando vários conceitos físicos estudados na sala de aula, tornando seu aprendizado significativo. Aplicando as metodologias ativas, como Sala de Aula Invertida, onde os estudantes desenvolveram habilidades práticas e teóricas essenciais para a construção de conhecimento. Utilizando materiais de baixo custo e principalmente materiais recicláveis, com o intuito de trabalharmos não somente os conteúdos de Física, mas também a preservação do meio ambiente e o uso de materiais recicláveis, fazendo com que os alunos ficassem cientes das várias maneiras que nós podemos aproveitar os materiais que se descartados de maneira incorreta poluem o meio ambiente, utilizando-os na construção de experimento, para estudar conceitos de Física, aplicados no dia a dia, e fazendo que que os mesmo observassem os fenômenos físicos, com aulas experimentais “botando a mão na massa” e assim ter aulas mais divertidas e dinâmicas, melhorando o desempenho dos estudantes, diminuindo quaisquer falhas no processo de ensino e aprendizagem, colocando-os como protagonistas no seu processo de conhecimento.
O objetivo central do projeto foi unir diversão e aprendizado, desenvolvendo competências de vários fenômenos físicos na área da mecânica, optica e magnetismo aplicado na pesquisa, coleta de materiais descartados, construção dos experimentos a execução dos mesmos. Proporcionando aos alunos uma experiência e aprendizagem significativa, estimulando sua autonomia, raciocínio, criatividade e principalmente os conteúdos abordados em sala de aula.
A metodologia foi realizada com encontros em sala de aula com os conceitos teóricos e no laboratório multidisciplinar do Campus Itacoatiara, onde os alunos escolheram os experimentos e construíram de acordo com conteúdos abordados.
Os experimentos construídos foram apresentados em forma de oficina na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IFAM/CITA 2024. Ao todo foram mais de 10 experimentos construídos pelos próprios alunos como: cabo de guerra eletrizado; nuvem artificial, microscópio caseiro, microscópio de celular caseiro; tinta que escreve apagando; tinta mágica; garrafa de Lyden; foguete de água e químico; meleca adestrada magnética; tinta magnética e holograma. A maioria dos materiais usados foram reciclados sendo (garrafa pet, isopor, madeira, vidro, escova de dente, papel alumínio, balão, latinhas de refrigerante, pvc, ímãs etc.).
Nesse sentido o projeto foi fundamental para os alunos compreenderem de forma significativa que é possível aprender os conteúdos de Física, de forma divertida, assim tudo acaba ficando mais fácil. Os conceitos complicados escritos nos livros didáticos ficam cada vez mais interessantes e desafiadores, podendo ser resolvidos na prática através da experimentação, e preservando o meio ambiente.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica