OS RISCOS DE DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA: COMO O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) PODE AFETAR HABILIDADES ESSENCIAIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

  • Autor
  • Luiz Pablo Bezerra da Silva
  • Co-autores
  • Vilker Marques da Silva , Lucas Vinicius Cerdeira da Cunha , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  •  

     

    A integração crescente da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de software revela um paradoxo: embora amplie a produtividade e a automação, levanta preocupações quanto à possível erosão de competências essenciais dos desenvolvedores. Este estudo analisa criticamente os riscos da dependência tecnológica e os efeitos da IA sobre habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e domínio técnico. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica e documental (2020–2025), identifica impactos negativos recorrentes, como superficialização do conhecimento, atrofia cognitiva e comprometimento da inovação. Evidencia-se que a IA reconfigura o processo de aprendizagem, exigindo estratégias que priorizem seu uso como amplificador intelectual, e não como substituto das capacidades humanas.

  • Palavras-chave
  • Inteligência Artificial, desenvolvimento de software, habilidades de programação, dependência tecnológica, IA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica