PLANEJAMENTO DE ROTEIROS PARA TRILHAS ECOLOGICAS COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS

  • Autor
  • Aline Oliveira de Lima
  • Co-autores
  • Luana Sabrina Moreira Mar , Winnie Isadora Mendonça Vilhena
  • Resumo
  • A oficina tem como objetivo propor a criação de roteiros para trilhas ecológicas como recurso pedagógico interdisciplinar, incentivando os professores ao uso de práticas educativas e inovadoras integradas ao meio ambiente. A proposta busca estimular a valorização do espaço visitado, a conexão entre saberes científicos e saberes tradicionais, e a exploração de metodologias ativas de ensino em contextos amazônicos. Durante a oficina, os professores verão um vídeo prático do roteiro sendo usado em um espaço não formal de educação, e após serão convidados a planejar e elaborar roteiros que favoreçam a observação, o estímulo sensorial, a curiosidade e a reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza, possibilitando a construção de experiências educativas significativas e plural para seus estudantes.

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental; trilhas ecológicas; professores; espaços não formais;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Oficina temática
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica