Varal da Física

  • Autor
  • WALMARIO SOUZA DE ARAÚJO
  • Co-autores
  • SALVATÓRIO GIULIANO CAVALCANTE PALADINO , RODRIGO DOS PRAZERES LIMA , AGATHA MARGARETH GARCIA DE PAULA , MARIA EDUARDA DOS SANTOS OSAKI , ELITON FEIJÓ DE SOUZA
  • Resumo
  • Introdução

    A Física, muitas vezes percebida como uma disciplina abstrata e complexa, possui uma beleza intrínseca que se manifesta em fenômenos cotidianos. O projeto "Varal da Física" surge como uma iniciativa inovadora para desmistificar conceitos físicos e aproximar os estudantes da ciência de maneira lúdica e visual. A proposta é transformar os corredores e espaços da escola em uma galeria a céu aberto, onde trabalhos artísticos produzidos pelos alunos em panos retratarão temas trabalhados em sala de aula. Ao unir arte e ciência, buscamos despertar a curiosidade, estimular a criatividade e promover uma compreensão mais profunda e significativa da Física, tornando o aprendizado uma experiência mais envolvente e memorável. Este projeto visa não apenas reforçar o conteúdo curricular, mas também cultivar uma cultura de apreciação pela ciência dentro e fora dos muros da escola.

    Objetivos

    Geral: Promover a apropriação e a divulgação de conceitos da Física de forma criativa e acessível, utilizando a arte como ferramenta de ensino e aprendizagem.

    Específicos:

    Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos sobre temas específicos da Física.

    Desenvolver a capacidade de expressão artística e visual dos estudantes na representação de fenômenos e leis físicas.

    Fomentar o trabalho colaborativo e a troca de conhecimentos entre os alunos.

    Despertar o interesse pela Física em alunos que tradicionalmente demonstram maior dificuldade ou desinteresse pela disciplina.

    Criar um acervo visual de conceitos físicos que possa ser consultado e apreciado pela comunidade escolar.

     

    Método

    1. Temas: Definir com os alunos temas físicos trabalhados em aula (Leis de Newton, Eletricidade, Óptica, Ondulatória, etc.).
    2. Grupos: Organizar os alunos em grupos para pesquisa e colaboração.
    3. Pesquisa e Concepção: Cada grupo pesquisará o tema e planejará a representação visual no pano, focando na clareza do conceito.
    4. Execução: Os alunos pintarão os conceitos em panos, usando tintas para tecido.
    5. Exposição: Montar varais com as obras em locais estratégicos da escola.
    6. Divulgação: Inaugurar o "Varal da Física" para a comunidade escolar e, se possível, externa.

    Impactos na Escola e na Comunidade:

    Na Escola: O projeto melhora o desempenho acadêmico ao reforçar o aprendizado, cria um ambiente mais atraente e estimulante, valoriza a integração entre arte e ciência, engaja alunos e fortalece a comunidade escolar.

    Na Comunidade: O "Varal da Física" atua como divulgação científica local, pode inspirar outras escolas, conscientiza sobre a importância da ciência e promove a integração entre escola, pais e comunidade.

    Conclusão

    O "Varal da Física" é uma jornada de aprendizado prazerosa e transformadora. Ao permitir a expressão da compreensão da Física através da arte, nutrimos criatividade e pensamento crítico. Os impactos esperados reforçam a relevância desta iniciativa, que busca um ambiente de aprendizado mais vibrante e inspirador. Pendurando esses "varais" de conhecimento, tecemos uma nova relação dos alunos com a ciência, mostrando que a Física está em toda parte e pode ser compreendida e apreciada por todos.

  • Palavras-chave
  • Física, Arte, Interdisciplinaridade, Ciência, STEAM
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica