O Projeto O uso da Matemática para dimensionamento de uma unidade produtora desenvolvido no Curso de Nível Médio Técnico de Agropecuária, e o Curso Nível Médio Técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal do Amazonas – (IFAM), Campus Itacoatiara, este projeto interdisciplinar teve como foco a aplicação de conceitos de geometria na criação de uma UEP – Unidade de Exploração Produtiva de suinocultura. Através do emprego de metodologias ativas, como PBL (Problem-Based Learning) e desing thinking, onde os estudantes desenvolveram habilidades práticas e teóricas essenciais para o planejamento e execução de projetos no setor agropecuário. Utilizando o software Geogebra como ferramenta central no desenvolvimento das atividades. O Geogebra permitiu explorar os conceitos de Geometria de forma interativa e visual, promovendo uma experiencia mais engajante para os estudantes, eles realizaram cálculos de áreas e desenharam uma planta baixa da UEP, que serviu como protótipo. O produto final incluiu uma versão completa do projeto, através de forma de maquete, considerando aspectos de custos de implantação e manutenção da unidade.
O objetivo central foi desenvolver competências em geometria plana e espacial aplicada ao planejamento agropecuário, permitindo aos estudantes projetar uma UEP de suinocultura que atenda aos requisitos funcionais. Proporcionando aos alunos dos dois cursos aulas interdisciplinares experiências de aprendizagem significativas que estimulassem autonomia, raciocínio lógico e criatividade e interação entre os cursos, complementado a aprendizagem de ambos em diferentes áreas (matemática, tecnologia, ciência, arte, construções rurais, produção animal e vegetal).
A metodologia foi desenvolvida interdisciplinarmente nas aulas das disciplinas de matemática, desenho topográfico, construção rural, produção vegetal e animal e alguns encontros no laboratório de informática. O projeto seguiu as seguintes etapas: apresentação do projeto e as etapas que seriam desenvolvidas; pesquisa sobre a temática e a construção no papel da planta baixa; oficina sobre Geogebra e construção da planta baixa no software; avaliação parcial das atividades desenvolvidas; realização de ajustes e correções dos projetos e a construção da maquete; apresentação final dos projetos e avaliação global dos mesmos.
O projeto foi fundamental para incentivar a troca de ideias e a colaboração dos alunos entre os grupos. O ápice do projeto foi a apresentação no pátio da Instituição, onde os alunos expuseram suas criações, os protótipos de UEP para uma suinocultura. As apresentações foram simultâneas, permitindo que a audiência circulasse entre os grupos, fazendo com que todos demostrem tudo aquilo que aprenderam nas aulas e fazendo as suas aplicabilidades não somente para os alunos do curso, mas para toda a comunidade escolar. O projeto demostrou como as aulas interdisciplinares foram de suma importância para que os alunos tivessem uma aprendizagem significativa, aplicando seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, sejam aplicados na prática de acordo com sua formação.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica