POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: CONCENTRAÇÃO E DESAFIOS DO PROCESSO SELETIVO CONTÍNUO (PSC) PARA O INTERIOR DO AMAZONAS

  • Autor
  • Fabilene Bruno de Almeida
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  • Este trabalho analisa os desafios enfrentados por estudantes do interior do Amazonas diante da concentração do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), cujas provas passaram, a partir de 2019, a ser aplicadas apenas em cinco municípios. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, contemplou editais entre 2015 e 2021, além de literatura sobre democratização do ensino superior. Os resultados revelam que a mudança reduziu as oportunidades de ingresso de candidatos do interior, aumentou custos com deslocamento e acentuou desigualdades territoriais e socioeconômicas. Embora a UFAM desenvolva políticas de inclusão, como cotas e programas de apoio estudantil, os obstáculos logísticos permanecem significativos. Conclui-se que o modelo atual reproduz desigualdades históricas e demanda reestruturação para assegurar maior equidade no acesso.

  • Palavras-chave
  • Ensino Superior; Interiorização; Amazonas; Processo Seletivo Contínuo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica