O processo de escrituração acadêmica em Língua Inglesa e o uso de inteligência artificial generativa: um estudo de caso com graduandos de Letras em Urucurituba-AM

  • Autor
  • Mikael de Souza Frota
  • Resumo
  • Este trabalho objetiva refletir sobre o uso da inteligência artificial generativa, especificamente o ChatGPT, como ferramenta pedagógica de auxílio para a escrita acadêmica em língua inglesa. A metodologia apresentada se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo. A discussão desta pesquisa apresenta e analisa os dados coletados a partir do percurso metodológico proposto. A conclusão reflete sobre os resultados analisados e aponta para uma eficiência do ChatGPT para o desenvolvimento da escrita acadêmica e ressalta a importância do professor como mediador na interação entre acadêmicos-inteligência artificial. Os referenciais teóricos estão sustentados em Crystal (2012), Lévy (2012), Oliveira (2015), Bonwell e Eison (1991), Freeman (2014), Siemens (2004), Munhoz (2025), Gil (2008) e Niekerk, Delport e Sutherland (2025).

  • Palavras-chave
  • escrita, inglês, tecnologia, ensino, aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica