Infância, Direitos Humanos e Inclusão: Desafios da Gestão Educacional sob a Perspectiva Histórico-Crítica

  • Autor
  • Raiana Rosa Alfaia da Costa
  • Co-autores
  • Joseane de Souza Cortez , Ticiana Boh da Costa
  • Resumo
  • O artigo reflete sobre os desafios da gestão educacional na efetivação da educação inclusiva na infância, compreendida como direito humano essencial. Busca-se contribuir para o debate sobre a garantia de direitos e a valorização da infância como sujeito histórico e social. A metodologia adota abordagem qualitativa de caráter crítico-dialético, fundamentada no materialismo histórico-dialético, com leituras bibliográficas e análises de documentos legais sobre infância, gestão e inclusão. Os resultados indicam distanciamento entre o previsto em marcos normativos e o que se concretiza nas instituições de educação infantil. Persistem limites estruturais e dificuldades no reconhecimento das necessidades de crianças com deficiência, sobretudo entre zero e três anos. Esses elementos sugerem que a gestão pode avançar ao adotar postura mais democrática e crítica, capaz de fortalecer práticas inclusivas e reafirmar a infância como espaço de direitos.

  • Palavras-chave
  • Educação infantil; Educação inclusiva; Gestão educacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica