ETNOGRAFIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO COM ÊNFASE NO CONTEXTO INDÍGENA

  • Autor
  • Luzia Braga Pereira de Melo
  • Co-autores
  • Rosilei Cardozo Moreira , Gerson Ribeiro Bacury
  • Resumo
  •  

    Este estudo de cunho bibliográfico, destaca contribuições da etnografia em pesquisas na área de Educação no contexto indígena. O objeto de estudo versa sobre fundamentos teóricos, modos de aplicação e desafios da etnografia em educação. Assim, indagamos: de que forma a pesquisa do tipo etnográfica pode contribuir para estudos na área educacional em contexto indígena? O objetivo geral trata de compreender as contribuições da etnografia para pesquisas em educação com povos indígenas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Os resultados apontam para alguns fundamentos teóricos por meio dos quais a etnografia permite uma compreensão sobre pesquisas educacionais no contexto indígena, proporcionando ao pesquisador um olhar sensível e contextualizado sobre as relações entre os sujeitos e as dinâmicas culturais que permeiam o ambiente educacional no que tange a questões linguísticas, pedagógicas valorizando os saberes locais e epistemologias indígenas.

     

  • Palavras-chave
  • Etnografia; Pesquisas em Educação; Educação Escolar Indígena.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica