O imaginário criativo no faz de conta: atividades colaborativas em turmas de educação infantil com inclusão de crianças autistas

  • Autor
  • Shirlene de Oliveira Souza
  • Co-autores
  • Regina Célia Linhares Hostins
  • Resumo
  •  

    O artigo aborda experiências criadoras nas brincadeiras de faz de conta, envolvendo crianças com autismo, por meio de atividades colaborativas em sala de aula na educação infantil. Os aportes teóricos fundamentam-se nos conceitos de Lev Semionovich Vigotski no campo da imaginação e criação e nos fundamentos da educação de pessoas com deficiência – Defectologia. Trata-se de um recorte de uma investigação qualitativa mais ampla, do tipo colaborativa, na modalidade de pesquisa-formação, desenvolvida em uma escola de educação infantil de Porto Velho – RO. Os resultados indicam que as atividades vinculadas ao imaginário e à criatividade infantil são importantes no contexto inclusivo de crianças com autismo, favorecendo o seu desenvolvimento e interação a partir do lúdico. Igualmente revelam a necessidade de se investir mais em formação continuada com nossos professores para que descontruam a perspectiva da deficiência humana para um olhar prospectivo de possibilidades nas diferenças.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Educação Infantil, Criança com Autismo, Aprendizagem, Brincadeira.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica