“Entre Jogos, Afetos E Saberes - A Abordagem STEAM na BNCC Para o Acolhimento Linguístico de Estudantes Venezuelanos - Mediada Por Gamificação e Afetividade.”

  • Autor
  • SAMANTHA CUNHA DE MESQUITA
  • Co-autores
  • Yeimer Sebastian Marval Carvajal , Moisés David Urbina Resplandor , Yeremi Santiago Canales Carvajal , Abigail Alejandra Urbina Resplandor
  • Resumo
  • O projeto “Entre Jogos, Afetos e Saberes - A abordagem STEAM na BNCC para o Acolhimento Linguístico de Estudantes Venezuelanos - Mediada por Gamificação e Afetividade” propõe uma estratégia pedagógica inovadora para promover o acolhimento linguístico e emocional de estudantes venezuelanos na E. M. Izabel Angarita, localizada na zona sul da cidade de Manaus. A iniciativa surgiu da observação de dificuldades de comunicação e seu impacto no desenvolvimento cognitivo e rendimento curricular desses alunos. Com a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a cultura maker, a abordagem integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com gamificação e afetividade, alinhando-se à BNCC. O plano foi estruturado em dez etapas semanais, abordando temas como nomes, sentimentos, cores, sons, sabores, brincadeiras e lugares, através de atividades interativas, jogos digitais e a construção de protótipos. A avaliação aconteceu de forma contínua e formativa, focando na observação, análise das produções e autoavaliação, com o objetivo de verificar o progresso no desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita e integração. Os resultados alcançados incluem a apropriação do português como ferramenta de interação, letramento científico e digital, desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e valorização da diversidade cultural.

  • Palavras-chave
  • Gamificação; Inclusão Linguística; Afetividade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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