O projeto “Entre Jogos, Afetos e Saberes - A abordagem STEAM na BNCC para o Acolhimento Linguístico de Estudantes Venezuelanos - Mediada por Gamificação e Afetividade” propõe uma estratégia pedagógica inovadora para promover o acolhimento linguístico e emocional de estudantes venezuelanos na E. M. Izabel Angarita, localizada na zona sul da cidade de Manaus. A iniciativa surgiu da observação de dificuldades de comunicação e seu impacto no desenvolvimento cognitivo e rendimento curricular desses alunos. Com a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a cultura maker, a abordagem integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) com gamificação e afetividade, alinhando-se à BNCC. O plano foi estruturado em dez etapas semanais, abordando temas como nomes, sentimentos, cores, sons, sabores, brincadeiras e lugares, através de atividades interativas, jogos digitais e a construção de protótipos. A avaliação aconteceu de forma contínua e formativa, focando na observação, análise das produções e autoavaliação, com o objetivo de verificar o progresso no desenvolvimento da oralidade, leitura, escrita e integração. Os resultados alcançados incluem a apropriação do português como ferramenta de interação, letramento científico e digital, desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, e valorização da diversidade cultural.
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