ANÁLISE DA PRECARIZAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E NO ESTADO DO AMAZONAS À LUZ DOS DADOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA

  • Autor
  • Ana Karoline Medeiros de Souza
  • Co-autores
  • Jardel Vinícius Castro dos Santos , Gabriel Sá de Souza Fundação , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • Esta pesquisa tem como foco a análise das dificuldades enfrentadas pelas crianças no processo de alfabetização durante os primeiros anos do ensino fundamental, bem como os impactos que essas lacunas geram na leitura e na escrita no fundamental II. Historicamente, o Amazonas enfrenta desafios significativos no campo educacional, como desigualdades de acesso, limitações de infraestrutura escolar e carência de recursos pedagógicos adequados, fatores que comprometem a consolidação da alfabetização. Diante desse cenário, o objetivo do estudo é investigar como os obstáculos iniciais no aprendizado da leitura e da escrita repercutem nas etapas seguintes da escolarização. A investigação adota uma abordagem bibliográfica e documental, com ênfase na identificação de estratégias de intervenção que possam fortalecer a alfabetização e reduzir as defasagens de aprendizado no contexto amazonense. Nos últimos anos, iniciativas voltadas à formação continuada de professores e à adoção de práticas inovadoras em sala de aula têm mostrado resultados significativos, mas ainda insuficientes para superar as barreiras estruturais. Nesse sentido, este estudo busca contribuir para a construção de caminhos que melhorem o processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma alfabetização mais sólida e ampliando as oportunidades de sucesso escolar no estado do Amazonas.

  • Palavras-chave
  • alfabetização, leitura, escrita, ensino fundamental, Amazonas, intervenção pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica