TIPOS E TIPOLOGIAS DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM NO PPC DA LICENCIATURA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS FACED – UFAM

  • Autor
  • Maynara Soares Nascimento
  • Co-autores
  • Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  • Este projeto analisou os tipos e tipologias dos espaços de aprendizagem descritos no Projeto Político Pedagógico de Curso (PPC) de licenciatura Indígena da Universidade  Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa, vinculada ao PIBIC 2024/205, buscou-se  compreender de que forma esses espaços físicos, virtuais e comunitários são concebidos e articulados nos documentos oficiais, assim como a relevância para a formação docente nesse contexto. Utilizamos pesquisa documental em PPCs, revisão bibliográfica, considerando legislações e políticas públicas voltada à formação docente, diretrizes curriculares e produções acadêmicas sobre Educação Escolar Indígena. A pesquisa revelou que os PPCs valorizam o diálogo e a interculturalidade entre saberes, mas ainda apresentam contradições quanto à efetiva valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas espaços tradicionais e comunitários no processo formativo.

  • Palavras-chave
  • Espaços de aprendizagem; PPC; Educação Escolar Indígena;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica