A importância dos materiais adaptados aos alunos autistas para o ensino da matemática no ensino básico

  • Autor
  • Pâmela Gonçalves Munhoz
  • Co-autores
  • Darlane Cristina Maciel Saraiva
  • Resumo
  • artigo, uma pesquisa qualitativa baseada na Revisão Sistemática da Literatura (RSL),

    discute a importância dos materiais adaptados no ensino de Matemática para alunos com

    Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Básico. O trabalho destaca que, devido à

    dificuldade de muitos alunos com TEA em lidar com conceitos abstratos, o uso de recursos

    concretos, táteis e visuais é fundamental para um aprendizado eficaz. Ele exemplifica como

    materiais como jogos didáticos, massinha de modelar e peças de EVA tornam o aprendizado

    mais tangível, permitindo que os alunos compreendam conceitos de geometria e álgebra por

    meio da experimentação e manipulação. Além de auxiliar na assimilação de conteúdo, a

    pesquisa ressalta que esses materiais também contribuem para o desenvolvimento de

    habilidades sociais e de comunicação, e até mesmo para a autonomia dos alunos em situações

    cotidianas. O texto aponta para a carência de estudos e a falta de preparo de muitos professores [...].

  • Palavras-chave
  • e: Materiais Adaptados; Ensino de Matemática; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Educação Especial;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica