ISSORI: UM JOGO RPG EDUCACIONAL PARA REFORÇO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Gabriel de Oliveira Araújo
  • Co-autores
  • Beatriz Saory Nishi Souza , Micaela Vitória Figueiredo da Silva , Stephany Mayara de Carvalho Carbajal
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta a proposta de um RPG educativo, denominado ISSORI, desenvolvido com o objetivo de reforçar os conhecimentos de matemática básica no Ensino Médio. O jogo, ambientado no cenário do Egito Antigo, utiliza elementos de narrativa, gamificação e desafios contextualizados para estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o interesse pela disciplina. Com base em uma abordagem metodológica que combina teoria, desenvolvimento prático e avaliação participativa, o projeto buscou integrar recursos tecnológicos ao processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior motivação e autonomia dos estudantes. Os resultados indicaram melhorias no desempenho, maior engajamento e uma maior aproximação entre escola, comunidade e família, demonstrando o potencial dos jogos digitais como ferramentas inovadoras na educação matemática.

  • Palavras-chave
  • Jogo Educacional, Ensino da Matemática, Ensino Médio, Puzzles
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
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  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
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