ROBÓTICA SUSTENTÁVEL NA ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS AGENOR SMITH: CRIAÇÃO DE UM ROBÔ COLETOR DE LIXO UTILIZANDO PAPELÃO RECICLÁVEL

  • Autor
  • Jocilene Monteiro de Souza
  • Co-autores
  • Tiago Gonçalves Santos , Ricardo Souza
  • Resumo
  • O projeto Robô Coletor de Lixo, desenvolvido na Escola Municipal Domingos Agenor Smith (Coari/AM) com alunos do 6º ao 9º ano, integrou ciência, tecnologia e sustentabilidade por meio da construção de robôs utilizando papelão reciclável e sucatas. A iniciativa buscou promover a aprendizagem interdisciplinar, a reflexão crítica sobre problemas ambientais e o protagonismo estudantil. Organizado em etapas de sensibilização, planejamento, construção, programação e socialização, o projeto possibilitou aos alunos o contato com práticas de reaproveitamento de materiais, lógica de programação e trabalho colaborativo. Os impactos foram sentidos no ambiente escolar e na comunidade, fortalecendo a criatividade, a cooperação e a consciência socioambiental. A experiência demonstra como a robótica sustentável pode ser um recurso pedagógico inovador, capaz de formar cidadãos críticos e comprometidos com o futuro.

  • Palavras-chave
  • Robótica sustentável, Educação ambiental, Protagonismo estudantil, Reciclagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica