INCLUSÃO ESCOLAR E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Lúcia de Fátima Pereira de Oliveira
  • Co-autores
  • Sheila de Fátima Mangoli Rocha
  • Resumo
  • Este relato apresenta a experiência da autora como professora auxiliar no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Médio da rede estadual de Roraima, no contexto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRR. As práticas pedagógicas adotadas envolveram acompanhamento individualizado, adaptação de materiais, uso de tecnologias assistivas e incentivo à participação social. Fundamentada em referenciais como Vygotsky (1991), Mantoan (2003), Skinner (1974), Santos (2011), Rousseau (2002) e Durkheim (1999), a experiência destacou a importância da mediação, do reforço positivo e do diálogo no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram avanços significativos na socialização, leitura, escrita e autonomia dos estudantes, além do fortalecimento da prática docente, reafirmando o compromisso com a inclusão, a valorização da diversidade e a construção de uma escola democrática.

  • Palavras-chave
  • Inclusão escolar, Transtorno do Espectro Autista, Mediação pedagógica, Tecnologias Assistivas,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica