TEORIA COGNITIVISTA DE HOWARD GARDNER E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

  • Autor
  • ALEXANDRE RODRIGO TEIXEIRA ALECRIM
  • Co-autores
  • MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
  • Resumo
  • Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no PIBIC/UFAM, financiada FAPEAM, cujo objetivo é identificar os referenciais teóricos ligados às teorias cognitivistas que provém as fundamentações teóricas para os alunos com altas Habilidades ou Superdotação. A partir da concepção Histórico-Social ou Crítica-Social da educação, temos como abordagem a pesquisa qualitativa e a pesquisa bibliográfica para coleta de dados, à luz da dialética. De acordo com a concepção de inteligência apresentada por essa teoria, a identificação dos sujeitos com AHSD deve ser entendida como um instrumento a serviço do próprio desenvolvimento global do indivíduo, e não apenas como um meio de quantificação ou classificação. Assim, a Teoria contribui para uma educação mais inclusiva e reflexiva, capaz de reconhecer uma gama mais ampla de habilidades, promovendo o crescimento integral do sujeito e incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. 

  • Palavras-chave
  • Teoria das Inteligências Múltiplas, Altas Habilidades ou Superdotação, Educação Inclusiva.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica