SOLDERA: JOGO EDUCATIVO AMBIENTADO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO HUMANO, FOCADO NO COMBATE À INFECÇÕES BACTERIANAS

  • Autor
  • Ítalo Freire da Costa
  • Co-autores
  • Nicolly Oliveira de Lima , Nichollas M. M. A. de Souza , Emerson Leão Brito do Nascimento
  • Resumo
  • A presente pesquisa apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo ambientado no sistema imunológico humano, focado no combate a infecções bacterianas, por meio de uma metodologia interativa que visa desenvolver a compreensão da imunologia, melhorando o método pedagógico e tornando-o atrativo para os alunos do ensino médio. O sistema é constituído por um hardware embarcado, que abriga minicomputadores, microcontroladores, sensores e telas, possibilitando uma interação completa e dinâmica por parte do usuário. Também conta com um software, que representa a parte lógica do jogo, atuando como ferramenta educacional e contribuindo para o bom desenvolvimento da matéria, considerando a dificuldade enfrentada por professores diante da complexidade do tema e da escassez de materiais. Resultados preliminares demonstram o potencial do sistema para auxiliar no ensino de imunologia em sala de aula, com ou sem o apoio de um professor. Sua validação, em parceria com escolas do ensino médio, vem sendo discutida conforme o avanço do projeto, com o objetivo de garantir a aplicação efetiva da tecnologia no processo de ensino.

  • Palavras-chave
  • imunologia, jogo, ensino. minicomputadores. microcontroladores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica