A presente pesquisa apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo ambientado no sistema imunológico humano, focado no combate a infecções bacterianas, por meio de uma metodologia interativa que visa desenvolver a compreensão da imunologia, melhorando o método pedagógico e tornando-o atrativo para os alunos do ensino médio. O sistema é constituído por um hardware embarcado, que abriga minicomputadores, microcontroladores, sensores e telas, possibilitando uma interação completa e dinâmica por parte do usuário. Também conta com um software, que representa a parte lógica do jogo, atuando como ferramenta educacional e contribuindo para o bom desenvolvimento da matéria, considerando a dificuldade enfrentada por professores diante da complexidade do tema e da escassez de materiais. Resultados preliminares demonstram o potencial do sistema para auxiliar no ensino de imunologia em sala de aula, com ou sem o apoio de um professor. Sua validação, em parceria com escolas do ensino médio, vem sendo discutida conforme o avanço do projeto, com o objetivo de garantir a aplicação efetiva da tecnologia no processo de ensino.
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