INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM.

  • Autor
  • Manassés Alves Vilaça
  • Co-autores
  • Carolina Brandão Gonçalves
  • Resumo
  • O avanço das tecnologias digitais impacta a Educação Básica, e a Inteligência Artificial (IA) desponta como ferramenta para personalizar o ensino, ampliar a acessibilidade e estimular a autonomia dos estudantes. Este estudo analisa como a IA pode ressignificar o ensino e a aprendizagem nos anos iniciais do fundamental em Manaus-AM. A pesquisa, de caráter qualitativo e participante, envolve 41 participantes entre professores e alunos do 3º e 4º ano, utilizando rodas de conversa, atividades com ChatGPT, observação, registros de campo e produções escolares. A análise seguirá a proposta de Bardin (2016). O referencial apoia-se em Vicari et al. (2023), Monteiro e Santos (2024) e Giraffa e Santos (2023), destacando aspectos pedagógicos, técnicos e éticos. Espera-se contribuir para a formação docente no uso crítico da IA, para metodologias inovadoras e para políticas públicas de integração responsável da tecnologia na escola.

  • Palavras-chave
  • Inteligência Artificial, Ensino Fundamental, Metodologias Ativas, Ressignificação, Formação Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica