PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

  • Autor
  • Leslye Anne Monteiro Moutinho
  • Co-autores
  • Lucianny Thais Freire Matias , Pérsida da Silva Ribeiro Miki
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo fortalecer as perspectivas sobre a criança para que possa compreender acerca da concepção da infância no contexto amazônico, em especial, as pobres, esquecidas e marginalizadas, a partir de uma revisão de literatura. Busca-se entender como a compreensão de criança foi historicamente construída, muitas vezes associada ao trabalho infantil, e como essa perspectiva impactou as crianças da Região Norte. As pesquisas evidenciam como as concepções de infância influenciaram as políticas educacionais ao longo do tempo, refletindo mudanças e avanços significativos, mas também lacunas, especialmente no que se refere às especificidades da Amazônia. Além disso, é necessário um fomento as pesquisas sobre a história da educação infantil na Amazônia, a fim de compreender melhor as especificidades da infância local e os contextos históricos e culturais que constituíram a educação na região. 

  • Palavras-chave
  • Amazônia, Instituições de Educação Infantil, Legislações
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica