O projeto "Jovens Autores: o protagonismo juvenil através da escrita literária" foi implantado na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, situada na zona leste de Manaus, no ano de 2023, com o objetivo de estimular a escrita criativa/literária e promover o diálogo entre os jovens-escritores (alunos do ensino médio) e a comunidade escolar, ampliando, dessa forma, o espaço de fala daqueles que, além de discentes, são membros de uma sociedade, detentores de direitos, deveres e sonhos. Nesse sentido, o trabalho ancora-se, principalmente, nos textos da Base Nacional Comum Curricular (2017) e da Proposta Curricular e Pedagógica do Novo Ensino Médio (2021), além de reforçar o discurso de Cosson (2014, p. 16), ao reconhecer a escrita como um poderoso instrumento de libertação.
Assim, a partir dessa “semente” plantada em 2023, o projeto assumiu uma nova roupagem para o ano vigente, conservando a sua essência (escrita criativa e protagonismo juvenil), porém trazendo como temática-base a “identidade cultural amazonense”, pois, diante de uma sociedade extremamente multicultural, é necessário refletir junto aos jovens sobre a identidade e a cultura de origem/local ainda presente nos discursos fundadores do Amazonas e na memória de um povo que se orgulha do solo e dos rios que integram a região (Azevedo, 2023; Benchimol, 2021).
Em primeira análise é importante ressaltar que o projeto se desenvolve com o apoio de alunos-pesquisadores, responsáveis, juntos ao professor orientador, pelo processo metodológico que compõe o trabalho. Assim, partindo de uma pesquisa bibliográfica (Lakatos, 2018), necessária para a compreensão da temática base, realiza-se algumas etapas: visitação às salas de aula para apresentar o projeto e convidar os jovens autores; produção de conteúdos motivadores para a rede social do projeto (@escritores_mrs); rodas de conversa sobre gêneros textuais; divulgação de temas semanais e coleta de produções; destaque às melhores produções de cada semana; revisão textual; organização do livro; divulgação da obra e dos autores para a comunidade escolar.
Portanto, o projeto “Jovens autores” é extremamente positivo na vida dos discentes que participam diretamente, mas também daqueles (alunos ou não) que estão um pouquinho mais distantes. Diante disso, observa-se: um envolvimento e apreço maior com a pesquisa por parte dos alunos-pesquisadores, no campo da educação e das linguagens; os jovens autores têm a sua autoestima elevada e habilidades de escrita potencializadas; o professor-orientador sente-se mais motivado; a escola, por sua vez, tem melhores resultados (inclusive com a conquista de concursos de escrita); e a comunidade ganha vo.z e representatividade para destacar o pensamento e discursos que permeiam a periferia, a partir da produções e diálogos estabelecidos entre o livro e os leitores.
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