JUSTIÇA DISTRIBUTIVA E FINANCIAMENTO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA METODOLOGIA DO ICMS EDUCACIONAL NO AMAZONAS

  • Autor
  • FRANCE CLAYRE MOUTINHO DA SILVA MELO
  • Co-autores
  • Sarah Pinheiro Barbosa , Sílvia Cristina Conde Nogueira
  • Resumo
  • A pesquisa examina criticamente a implementação do ICMS Educacional no Amazonas, articulando-o às condicionalidades do novo Fundeb e à complementação VAAR, com foco na metodologia de cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM-E). Fundamentada em abordagem qualitativa e documental, a análise recorre a legislações, decretos e dados educacionais para problematizar em que medida o modelo vigente induz políticas equitativas. Constatou-se que, embora a fórmula incorpore variáveis associadas ao desempenho e às condições socioeconômicas, permanecem entraves relativos à transparência, à heterogeneidade territorial e às especificidades da educação indígena. A discussão enfatiza ainda o papel do SADEAM na produção de indicadores e os riscos de distorções distributivas que podem acentuar desigualdades históricas entre municípios.

  • Palavras-chave
  • Financiamento da Educação; ICMS Educacional; Fundeb; Equidade; Amazonas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
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