ENTRE QUARTÉIS E SALAS DE AULA: AS CONTRADIÇÕES DOS DIFERENTES MODELOS DE MILITARIZAÇÃO ESCOLAR EM MANAUS

  • Autor
  • Jonas Araújo Pereira Júnior
  • Co-autores
  • Angela Maria Gonçalves Oliveira , Arminda Rachel Botelho Mourão
  • Resumo
  • Este trabalho, de caráter bibliográfico, objetiva compreender as contradições inerentes à presença da Polícia Militar na gestão de escolas públicas da rede estadual da capital amazonense, confrontando-a com os princípios da gestão democrática. A investigação, embasada no método materialista-histórico dialético (NETTO, 2011), utilizou a técnica de formação acadêmica histórico-crítica (MACIEL e BRAGA, 2008). Os resultados demonstram que a transferência da gestão escolar para a Polícia Militar — seja de forma total ou parcial, fenômeno denominado militarização das escolas (SANTOS; ALVES; LACÉ, 2023) — ocorre à revelia da legislação vigente e configura uma demanda política de governos eleitos, em desacordo com o plano estadual de educação.

  • Palavras-chave
  • Contradição, Militarização de escolas, Manaus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica