o currículo Municipal de Manaus e o Combate à Violência Sexual contra Crianças e adolescentes: a Literatura infanto-juvenil como Possibilidade Pedagógica.

  • Autor
  • Melba da Silva Souza
  • Co-autores
  • Vitoria Lauanda da Costa campos
  • Resumo
  • Os dados recentes do Ministério da Saúde (2015-2021) sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes evidenciam a gravidade do problema e reforçam o papel estratégico da escola na prevenção e no enfrentamento dessa violação de direitos. Este estudo analisa o Currículo Municipal de Manaus, em diálogo com políticas nacionais, e discute a literatura infanto-juvenil como recurso pedagógico para a abordagem de temas sensíveis nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em levantamento bibliográfico e documental, considerando legislações e referenciais curriculares. Os resultados apontam avanços legais desde a Constituição de 1988 e o ECA de 1990, mas também lacunas no currículo quanto a orientações metodológicas. Nesse contexto, a literatura infantil se apresenta como possibilidade de mediação pedagógica, contribuindo para a formação da consciência de direitos e para o fortalecimento da rede de proteção.

  • Palavras-chave
  • Violência sexual. Crianças e adolescentes. Currículo. Literatura Infanto-Juvenil.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica