VOZES DO SERTÃO EM CORDEL DIGITAL: LEITURA, E ORALIDADE NA PONTA DO BARBANTE

  • Autor
  • AUREA MARIA NEVES
  • Resumo
  • A presente pesquisa tem como objetivo como desenvolver um audiobook, utilizando Interligência Artificial, para promover a leitura e oralidade nas turmas de 7º ano, preservando a cultura popular e desenvolvendo habilidade linguisticas e cognitivas de crianças e jovens. A leitura e a oralidade sempre foram grandes desafios no cotidiano escolar. A Infelizmente, apesar dos esforços, ainda não somos considerados um país de leitores - basta observar os indices das provas externas, como SAEB e dentre outras. Nesse contexto, a literatura de cordel se apresenta como uma grande aliada para promover o godto pela leitura, além de contemplar a oraliadde, uma das caracteristicas principais deste gênero literario.O estudo busca ontegrar tradição e tecnologia, possibilitando que estudantes selecionem poemas, aprendam técnicas de gravação e expplorem ferramentas digitais para edição de áudio, garantindo também acessibilidade a pessoas com deficiencia visual e motora.

     

  • Palavras-chave
  • Cordel Digital, Leitura e Oralidade, Cultura Popular
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica