Relato de Experiência: Formação Continuada em Educação do Campo no Município de Nova Olinda do Norte -AM

  • Autor
  • Eunice de Lima Garcia
  • Co-autores
  • Ed Carlos Viana da silva , Maíra Gomes de Souza , Iraci Carvalho Uchôa , Heloisa da Silva Borges
  • Resumo
  •  

    Este relato apresenta a experiência do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra: Formação Continuada em Educação do Campo - Práticas Pedagógicas, realizado em Nova Olinda do Norte - AM, com o objetivo de fortalecer a formação docente em perspectiva crítica e emancipadora. Participaram 45 cursistas, entre professores, tutores e coordenadores de polos, distribuídos em 30 comunidades ribeirinhas ao longo dos rios Curupira, Madeira e Urariá. A metodologia articulou Tempo Universidade e Tempo Comunidade valorizando o diálogo entre saberes e práticas pedagógicas. O curso está estruturado em eixos articulador e temáticos, abordando trabalho, política, constituição histórica, políticas educacionais e a organização multisseriada da escola do campo. Os resultados destacaram avanços nas articulações entre teoria e prática, porém priorizou-se a experiência do prof. Janilson Mendes. O curso reafirma a importância da formação continuada como estratégia de fortalecimento da Educação do Campo.

     

  • Palavras-chave
  • Escola da Terra; Educação do Campo; Formação Continuada; Amazônia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica