CURSO DE LETRAMENTO DIGITAL NAS UNIDADES PRISIONAIS EM MANAUS-AM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROFESSOR

  • Autor
  • WALDEMIR DA SILVA REBOUÇAS
  • Co-autores
  • Claudia Guerra Monteiro
  • Resumo
  • Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência do curso de Letramento Digital realizado pelo projeto “Conectando futuros”, em uma unidade prisional localizada na cidade de Manaus, capital do Amazonas. O projeto utilizou computadores sem acesso à internet como ferramentas de inclusão digital e social, aplicando diferentes metodologias ativas e atividades colaborativas. Ao final do curso, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas para compreender a percepção dos detentos em relação a inserção da tecnologia com inovação na educação no contexto prisional. Os resultados alcançados demonstram como o letramento digital em unidades prisionais são importantes no contexto da remissão de pena, pois manifesta nos detentos a motivação pelo aprendizado, incentivando-os na aquisição de conhecimentos básicos de tecnologia voltado para o mercado de trabalho e para a vida no contexto de liberdade.

     

     

  • Palavras-chave
  • Letramento digital; Unidade Prisional; Amazônia brasileira.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica