COM O SOLO TAMBÉM SE PINTA ARTE

  • Autor
  • Fábio Gomes da Silva
  • Co-autores
  • Emanuela Santos da Silva , Samily Vasconcelos Da Silva , Adria Ruby Moraes Corrêa
  • Resumo
  •  

    É inegável o papel do solo no desenvolvimento da sociedade humana, com profundas conexões espirituais, culturais, sociais e éticas. Com sua riqueza de cores o solo tem sido usado na produção de pigmentos para murais, cerâmica, vasos e panelas de barro, mosaicos e pinturas. A arte com solo é uma oportunidade de incentivar a sociedade a refletir sobre a importância, o significado cultural e o valor do solo na vida de todas as criaturas, com sua multiplicidade de funções e a real necessidade de proteção. Para além disso, é possível perceber seu uso como a base para um novo estilo de arte, a pintura com tinta ecológica, um apelo crescente do mercado. E, por ser um produto natural, a tinta de solo tem mais qualidade e acabamento diferenciado. Além de ser um material atóxico e inodoro, resistente às intempéries, de longa durabilidade, não trinca, não desbota, não descasca e quando descartado na Natureza se reintegra sem impactar negativamente. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar o uso do solo como tintas naturais e blush por estudantes do ensino médio da Escola Estadual José de Araújo Rodrigues no município de Codajás-Am. O público alvo foram os alunos do ensino fundamental I do 1º ano da Escola Est. Gilberto Mestrinho Foram ministradas aulas teóricas sobre o tema, em seguida, ocorreu a segunda etapa em formato de oficina pedagógica onde os estudantes do 3º ano 2 da Escola Est. José de Araújo Rodrigues produziram as tintas com as diferentes cores de solo, ilustrando as telas com desenhos selecionados pelos mesmos. Os alunos da escola Est. Gilberto que estiveram envolvidos na oficina demonstraram um interesse significativo para que a oficina tivesse êxito a partir das pinturas realizadas. A presente oficina teve o intuito de promover nos alunos o despertar para a construção do conhecimento interdisciplinar, permitindo maior interesse e participação nas aulas.

     

  • Palavras-chave
  • Oficinas, Educação Ambiental, Tintas de solo.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica