SLYBAN: Ferramenta psicopedagógica interativa para o ensino da matemática com recurso de coleta de dados voltado ao diagnóstico e tratamento da discalculia.

  • Autor
  • Geison da Costa Barroso
  • Co-autores
  • Eliana de Castro Freire , Jennifer Lameira Pereira
  • Resumo
  •  

    Este projeto tem como objetivo desenvolver e validar um protótipo de ábaco eletrônico interativo, aliado a um aplicativo, para apoiar o ensino da matemática básica e auxiliar na identificação precoce de sinais de discalculia em crianças do ensino fundamental. Outra funcionalidade é o aplicativo, destinado aos professores, que processa e apresenta os dados coletados, permitindo o acompanhamento de acertos, erros e padrões de interação dos estudantes. Os primeiros testes indicam que o protótipo funciona de forma eficiente na leitura e exibição dos cálculos realizados, possibilitando a coleta de informações relevantes para análise psicopedagógica. A aplicação da ferramenta será realizada em ambiente escolar, permitindo observar como ela pode auxiliar na prática pedagógica e no diagnóstico precoce da discalculia. A proposta contribui para a inclusão educacional ao oferecer uma solução acessível e interativa que auxilia na personalização do ensino, adaptando-se às necessidades específicas de cada aluno. A detecção precoce da discalculia possibilita intervenções mais rápidas e direcionadas, reduzindo o impacto das dificuldades matemáticas no desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças. A integração entre o dispositivo físico e o aplicativo promove uma interface intuitiva para professores, facilitando o monitoramento contínuo e a análise dos dados coletados durante as atividades em sala de aula. Essa abordagem favorece a tomada de decisões pedagógicas embasadas em evidências, estimulando práticas educativas mais efetivas e inclusivas. O trabalho prevê ainda a expansão do protótipo para contemplar novos recursos, como relatórios automáticos e atividades personalizadas, ampliando seu alcance e potencial impacto na aprendizagem matemática de estudantes com diferentes perfis e desafios cognitivos.

     

  • Palavras-chave
  • Ábaco eletrônico, discalculia, ensino da matemática, sensores magnéticos, inclusão educacional, aplicativo pedagógico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica