Inclusão na Escola de Assentamento: Discussões Acerca do Papel do Mediador Escolar

  • Autor
  • Miquéias Prado Costa
  • Co-autores
  • Maísa Lemos de Lima
  • Resumo
  •  

    Este trabalho resulta de um desdobramento da dissertação de mestrado sobre o papel do mediador escolar, realizada em parceria com um professor de uma escola de assentamento. Configura-se como uma Análise de Situação fundamentada em experiências vivenciadas em uma escola urbana (2024) e em uma escola de assentamento (2025). Após a Declaração de Salamanca (1994), a mediação ganhou destaque mundial, impulsionando políticas de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Nossas vivências possibilitaram refletir sobre o papel do mediador, destacando contribuições e desafios desse profissional em sala de aula. Assim, buscamos suscitar discussões sobre sua prática e a relevância de sua atuação junto a estudantes com deficiência, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltando sua importância no processo formativo do indivíduo. 

     

  • Palavras-chave
  • Educação Especial; Inclusão; Mediador; Escola de Assentamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica