GAMIFICAÇÃO E ATIVIDADES DESPLUGADAS COMO ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA AOS ANOS FINAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS

  • Autor
  • HUGO FERREIRA ALBUQUERQUE
  • Co-autores
  • MARÚCIO JOSÉ BEZERRA MENDONÇA
  • Resumo
  • O trabalho propõe práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de História nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas de Manaus, valorizando o papel do estudo e do professor diante dos desafios da sociedade tecnológica atual. A proposta integra gamificação e atividades desplugadas como estratégias para tornar o aprendizado mais dinâmico, inclusivo e colaborativo, estimulando o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de competências como análise crítica, resolução de problemas e tomada de decisão. As aulas seguem quatro etapas: contextualização, dinâmica desplugada (com jogos e desafios manuais), construção coletiva e feedback com recompensas simbólicas. Os materiais utilizados são simples e recicláveis, reforçando a viabilidade da proposta. A avaliação é processual e formativa, priorizando a participação, o envolvimento e a capacidade de aplicar os conteúdos históricos ao cotidiano, valorizando o percurso de aprendizagem tanto quanto o resultado final.

  • Palavras-chave
  • GAMIFICAÇÃO; ATIVIDADES DESPLUGADAS; ENSINO DE HISTÓRIA; ESCOLAS PÚBLICAS
  • Modalidade
  • Mostra de Jogos
  • Área Temática
  • Oficina temática
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
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  • LANÇAMENTO DE LIVROS
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